Chat with us!

O Winnin Insights celebra as agências premiadas em Cannes

Imagina voltar de Cannes gritando aos quatro ventos que a sua agência ganhou um Grand Prix? 

Ok, quando se trata de Cannes Lions, até um Leão de Bronze já é motivo suficiente para celebrar. Afinal, entre 25.464 inscrições, vindas de 87 países, ter a sua estratégia criativa escolhida deve ser uma sensação indescritível, não é mesmo?

Ganhar um prêmio, seja o Grand Prix, Leão de Ouro, Leão de Prata ou Leão de Bronze é ter um trabalho reconhecido e, acima de tudo, ter a certeza de que a agência está causando um grande impacto positivo na sociedade.

Este artigo é uma celebração às agências premiadas em Cannes que orgulhosamente chamamos clientes do Winnin Insights.

Cannes Lions: é tudo sobre criatividade com propósito

A mensagem do Festival de Cannes Lions deste ano foi: crie com mais propósito. Um elemento comum nas diversas categorias, palestras e conversas de corredores foi a valorização da criatividade com uma ferramenta de transformação social e cultural.

“Diversos dos meus cases favoritos fizeram exatamente isso: usaram o poder das marcas para contribuir na construção de um mundo melhor. Entre os vencedores de Grand Prix nas diversas categorias isso ficou ainda mais evidente. Quase todos os cases apresentam uma solução criativa para um problema real da nossa sociedade.”, comenta Gian Martinez, CEO e co-founder da Winnin.

O fato de a AB InBev subir no palco como Creative Marketer of The Year reforça essa mensagem. Como dito pelo Marcel Marcondes, CMO global da empresa, "95% dos trabalhos premiados da AB InBev não são anúncios, são projetos que resolvem problemas reais", conclui Gian.

Na Winnin acreditamos muito nessa tese e, por isso, temos ajudado marcas, agências e criativos a mapear essas questões sociais com a ajuda de dados. 

Agências clientes do Winnin Insights premiadas em Cannes

1. África

A primeira agência premiada da lista levou 2 Ouros, 6 Pratas e 7 Bronzes para casa. É muito incrível ver como a África conseguiu capturar o que a audiência quer assistir e transformar tudo isso em uma ação super relevante para a marca Brahma.

Nesta campanha, Brahma quis ditar uma nova moda entre os atletas — geralmente reconhecidos pelo corte de cabelo — inspirada na própria aparência da cerveja espumando no copo.

A campanha foi realizada em parceria com Ariel Franco, o Rei do Blindado e famoso barbeiro conhecidos por cortes icônicos. Quem replicasse o visual e postasse nas redes sociais, poderia ser premiado.

O insight para a ideia final da campanha foi encontrado no Winnin Insights. Quer encontrar insights para suas ideias também? Basta solicitar uma demonstração gratuita.

2. AlmapBBDO

A agência AlmapBBDO levou 2 bronzes para casa. Usando a tensão cultural da guerra, o filme queria mostrar o novo posicionamento ‘CNN Brasil, você por dentro de tudo’ e reforçar seu compromisso com os fatos e a transmissão de informações diárias.

A campanha premiada em Cannes usa o polígrafo como elemento que simboliza um jornal imparcial. A máquina mostra imagens com os desdobramentos da guerra enquanto a voz do presidente Vladimir Putin é reproduzida ao fundo.

A CNN é um exemplo de marca que conseguiu usar uma temática tão sensível para se posicionar. A peça inscrita em Cannes conta muito bem essa história.

3. David

“Burger Glitch”, da David para Burger King rendeu 2 Ouros (Brand Experience & Activation e Mobile), 3 Pratas (Direct) e 3 Bronzes (Mobile e Social & Influencer).

A campanha tinha como objetivo aproximar a marca do mundo gamer, então a temática foi os bugs que acontecem nos jogos. Para isso, a marca criou um jogo próprio em que os clientes deveriam encontrar bugs nas promoções do Burger King e ganhar descontos.

A David conseguiu utilizar um elemento muito conhecido entre os gamers e transformar em uma ação inédita para o Burger King.

4. GUT São Paulo

Dona de 2 Pratas (Direct e Media) e 2 Bronzes (Brand Experience & Activation e Social & Influencer), a agência GUT São Paulo brilhou com Hidden Spots de Heinz. A GUT global levou 18 Lions por campanhas de Google, Mercado Livre Brasil, Tim Hortons, The Kraft Heinz Company, Popeyes Louisiana Kitchen e AB InBev.

Na campanha brasileira, a agência entendeu que, para os gamers, é praticamente impossível manter o foco durante uma partida online quando estão com fome. Se parar para comer, perdem. 

Para ajudar os gamers do jogo de tiro em primeira pessoa Call of Duty: Warzone a saborear uma refeição no meio do jogo, a marca de condimentos Heinz mapeou espaços seguros nos quais eles poderiam se esconder enquanto comiam.

A Heinz fez uma parceria com a Activision (distribuidora do Call of Duty) na campanha, anunciada antes do lançamento do novo mapa Caldera. A marca promoveu a campanha com um comercial de 30 segundos que mostra um jogador comendo um hambúrguer enquanto joga Call of Duty: Warzone, apenas para ser morto no jogo. Heinz também compartilhou postagens de mídia social no TikTok, Twitter e Instagram.

A GUT conseguiu entender a dor da comunidade gamer e propor uma solução criativa usando o poder das parcerias.

💡 Você também vai curtir: O segredo das agências que ganham prêmios em Cannes

5. FCB

Neste ano, a agência FCB levou 1 Prata (Creative Data) e 4 Bronzes (2 em Direct, 1 em Digital Craft e 1 em Mobile) para casa. Já a FCB global conquistou 14 Lions. A agência abraçou a tensão cultural do racismo estrutural para desenvolver sua campanha brasileira.

O racismo estrutural apaga e silencia vozes de intelectuais, artistas e ativistas negros dentro de uma variedade de temas. Para promover uma reflexão e dar vozes a essas pessoas, a FCB lançou a campanha #VozPreta para a revista Raça.

Quando uma pessoa escreve um tuíte, a inteligência artificial identifica o assunto e indica uma referência no mesmo tema dentro dos caracteres não utilizados.

Se o assunto for “literatura”, a plataforma identifica as palavras-chave e preenche com uma sugestão, por exemplo, “#VozPreta Sueli Carneiro conquista o título de Doutora Honoris Causa pela UnB. @revistaraca”.

Os usuários podem acessar a plataforma, escrever seu tuíte e postar no Twitter. Baixando a extensão do Chrome, é possível utilizar a ferramenta diretamente no Twitter.

A FCB atuou de forma brilhante nesta luta propondo uma solução tecnológica simples, porém transformadora para a sociedade.

Junte-se às agências premiadas de Cannes usando o Winnin Insights

Cada ano que passa, fica ainda mais desafiador manter o posto de agência premiada em Cannes. Todos os anos novas tendências e acontecimentos influenciam a Publicidade brasileira.

Há algum tempo a Publicidade entendeu que não basta colocar mulheres bonitas de biquíni em comercial de cerveja. As pessoas assistem, esquecem e a marca não deixa nenhuma contribuição relevante para a sociedade.

Agora, mais do que nunca, as agências entendem o segredo: é preciso ser relevante culturalmente. Seja entrando a fundo nas questões sociais e propondo soluções para uma sociedade melhor, ou entrando no universo das pessoas e criando conexões reais com a marca.

Se você acompanhou todas as campanhas ou pelo menos algumas delas, pôde perceber que a Publicidade não é mais sobre criar anúncios, mas sim, conteúdos.

África, AlmapBBDO, David, GUT São Paulo e FCB são agências premiadas que temos o prazer de inspirar em cada processo criativo. O mérito é todo delas, mas temos um imenso orgulho do que construímos juntos.

Se você chegou até aqui e ainda não entendeu como o Winnin Insights inspira essas agências, aqui vai uma explicação:

O Winnin Insights é a plataforma que mapeia o consumo de vídeo online e ajuda marcas de todo o mundo a criar conteúdo relevante com base em dados.

Com o Winnin Insights você consegue:

  1. Acompanhar as Trending Tags diárias das principais plataformas de vídeo;
  2. Selecionar os criadores de conteúdo do Brasil e mundo que fazem mais sentido com a sua estratégia;
  3. Comparar a performance do seu canal com o da concorrência;
  4. Descobrir do macro ao micro, quais são os assuntos mais engajados pela sua audiência;
  5. Salvar referencias, vídeos e dados para compartilhar com todos os times;
  6. E muito mais!

Quer saber mais sobre Winnin Insights? Agende um bate papo com nosso time e conheça na prática!

Receba nossos conteúdos!

Assine nossa newsletter e não
perca nenhum insight