Chat with us!

7 criadores de conteúdo destaque no YouTube Shorts

Você sabe por que o YouTube Shorts se tornou tão popular? Além de ser fácil de produzir (basta ter um smartphone), esse formato de vídeo é uma nova maneira de os usuários encontrarem conteúdos no YouTube e os criadores de conteúdo alcançarem mais pessoas. 

Não é segredo para ninguém que os vídeos curtos são uma tendência que tomou conta das principais plataformas como Instagram, TikTok e Kwai. Apesar de pouco tempo de existência e muitos criadores, ainda é possível explorar algumas oportunidades.

Neste artigo, você vai conhecer 7 criadores de conteúdo que estão se destacando no YouTube Shorts e o que costuma funcionar para cada um deles quando o assunto são vídeos curtos.

Por que ficar de olho no YouTube Shorts

Com pouco mais de 1 ano da sua chegada ao Brasil, o YouTube Shorts se consolidou como uma das plataformas mais populares para vídeos curtos.

Com todo esse sucesso, não dá para negar a importância de adicionar esse formato a sua estratégia de conteúdo para YouTube por conta do alcance que os vídeos podem ter.

O time de Strategy da Winnin realizou um estudo sobre a relevância do YouTube Shorts. Para isso, fez um comparativo dos 5 formatos de vídeo mais relevantes em visualizações, baseado no público de todos os países.

Para você ter uma ideia, os Shorts do YouTube têm em média 15 milhões de visualizações média por vídeo. Ele também sai na frente em relação ao engajamento médio: 984 mil compartilhamentos, curtidas e comentários.

O segundo formato de vídeo mais popular, Paródias, não chega nem perto da potência do Shorts: 2.68 milhões de visualizações e 84.3 mil compartilhamentos, curtidas e comentários.

Relevância do YouTube Shorts ao longo do ano comparado a outros formatos de vídeos

Ele é relevante não só pelo número de visualizações, mas também o único em ascensão quando falamos da quantidade de vídeos postados. A variedade de tópicos abordados nos conteúdos também aumentou de maneira considerável à medida que novos creators começaram a produzir vídeos no formato nativo.

Conheça, agora, os 7 criadores de conteúdo que se tornaram destaque nos últimos meses utilizando este formato.

💡Você também vai gostar de ler: 7 Criadores LGBTQIA+ para acompanhar o ano todo

7 criadores de conteúdo destaque em YouTube Shorts

Em nosso estudo, extraímos 7 criadores de conteúdo destaque no YouTube Shorts baseado na maior quantidade de likes. Além da análise quantitativa, fizemos uma análise qualitativa para entender mais do universo e como explorá-lo.

1. O Victor Magalhães

O Victor Magalhães é um canal de humor. Aberto em 2016, suas temáticas sempre foram baseadas em fatos engraçados e situações reais do dia a dia.

Somados, seus YouTube Shorts já possuem mais de 140 milhões de visualizações e mais de 2 milhões de inscritos no canal.

O mais surpreendente são seus números; de abril para maio de 2022, Victor cresceu 12% em inscritos, 15,8% em visualizações, 17% em likes, além de acelerar em 10% na criação de conteúdo.

O sucesso de Victor está em produzir conteúdos mais voltados para a realidade. Aparentemente, seu público, jovens de 25-34 anos se identificam com esquetes contendo histórias de infância e situações familiares.

2. Clepton

Um dos maiores creators de humor do Shorts, Clepton mistura o formato de entrevistas com a cultura geek, produzindo um conteúdo engraçado e engajante, ao mesmo tempo para diferentes fandoms.

Clepton faz tanto sucesso porque consegue mesclar bem dois universos. Quando fala de RPG, por exemplo, ele torna o assunto algo acessível para todas as pessoas que curtem o universo geek e humor também.

Entre abril e maio, o canal cresceu 2.8% em inscritos, 4.6% em visualizações e 4.5% em likes. 

3. Pequenos Príncipes

Quem adora pets, com certeza vai se encantar com o Bolt, Zorro e Nhoque. Eles são três chihuahuas aventureiros cuidados por duas mamães humanas.

As mães de pets, Fran e Émile amam fazer viagens e levar seus cachorrinhos para curtir as aventuras. Tudo isso gera muita história para contar e conteúdo para produzir.

O auge do canal é que as vozes dos cachorrinhos são dubladas no idioma “humanês”. Além de serem protagonistas das histórias do canal, eles participam de brincadeiras, desafios e trends.

De abril para maio de 2022, o canal cresceu em 9.9% de inscritos, 12% em visualizações e 10.7% em likes. Seus conteúdos já ultrapassaram 1 bilhão de visualizações.

4. Lucas Guedes

O canal do Lucas Guedes é totalmente voltado para o humor. Ele relembra memórias de infância em formato de histórias, além de ensinar a fazer coisas divertidas, por exemplo, brinquedos infantis.

No YouTube desde 2020, Lucas revisita situações do dia a dia fazendo diversos personagens ao mesmo tempo. 

O sucesso de seu canal é certo: ganhou 15% de inscritos, 17.6% de visualizações e 18.6% de likes de abril para maio.

4. Enaldinho

No canal de comédia Enaldinho são postados vídeos de pegadinhas, desafios, trollagens, vlogs e até uma websérie. Com dois vídeos diários, ele não coleciona menos que 100 mil visualizações em cada um deles. 

Enaldinho já atingiu um patamar com mais de 20 milhões de seguidores, então, agora o crescimento é um pouco mais lento. Porém, entre abril e maio, cresceu 1.1% em inscritos, 3.4% em visualizações e 2.5% em likes.

5. Los Wagners

Um dos precursores do formato no Brasil, Los Wagners se consolidou como o principal creator do tópico Família, utilizando a plataforma para vídeos curtos através de esquetes, desafios e muito mais.

A temática principal é o humor, onde os membros da família participam criando histórias de como seria uma situação invertida (filha mandando na mãe), mostram fatos do cotidiano de fácil identificação do público e jogos divertidos entre eles.

O mais surpreendente do canal é que, apesar de ser um dos mais recentes (início de 2021), já faz tanto sucesso quanto os mais antigos.

Entre abril e maio, o canal conquistou 7.6% novos inscritos, 9% de visualizações e 7,8% de likes.

6. Louix

Louix é também um canal recém criado (início de 2021), mas já conta com 1.61 milhões de seguidores. Com esquetes de humor, Louix Marfil e seus cabelos vermelho-fogo invadem as telas para fazer todo mundo dar boas risadas.

Suas histórias são todas baseadas na realidade dos relacionamentos entre pais, filhos e irmãos na infância. Para contá-las, ele se divide em 3 personagens: ele, o irmão e a mãe. Em outras esquetes, além dos irmãos, ele também encena outros personagens.

O canal de Louix caiu nas graças do público porque sabe interpretar e passar a emoção de cada personagem. Além disso, ele fala de assuntos que quase todas as pessoas já viveram, gerando maior identificação.

O mais curioso deste canal é que todos os conteúdos são no formato YouTube Shorts. Que a estratégia funciona não se pode duvidar: 16.9% de novos inscritos, 19.9% de visualizações e 22% de likes na análise comparativa de abril e maio.

7. Rodrigo Correa

Rodrigo Correa é o típico canal que você aprende se divertindo. Seus conteúdos são voltados às curiosidades do mundo real, histórias e reacts.

No YouTube Shorts, é impossível assistir a apenas um vídeo. As curiosidades apresentadas sempre levam os usuários a continuarem assistindo. O segredo é encontrar um nicho que as pessoas adoram assistir e torná-lo irresistível.

De abril para maio, Rodrigo Correa cresceu 6.6% em inscritos, 5.9% em visualizações e 7.5% em likes.

Os fatores comuns entre os criadores de Shorts

Ao analisar 7 dos maiores criadores de conteúdo de YouTube Shorts, é impossível não perceber como o humor se fortaleceu na plataforma. 

Porém, esse humor ganhou uma nova roupagem: em vez de piadas batidas e, muitas vezes ofensivas, os criadores começaram a tornar a categoria muito mais leve e conectada com o que é relevante para as pessoas que assistem.

E dentro deste universo, as histórias reais tomaram protagonismo e, pelo fato de as pessoas se enxergarem nessas narrativas, existe maior identificação. Quem nunca viveu pelo menos uma das histórias de infância contadas nas narrativas?

Outro fato interessante é a questão da produção. Os vídeos possuem efeitos e um trabalho cuidadoso de edição. Mesmo assim, são muito naturais e engajadores. Parecem estar mais próximo dos públicos.

Independente de usar o humor ou falar de outras temáticas no YouTube Shorts, o segredo é encontrar os assuntos que conecte a sua audiência com o seu conteúdo. Para isso, é importante analisar os dados que os seus vídeos estão gerando. 

E aí, quem será o próximo criador de conteúdo destaque do YouTube Shorts?

Receba nossos conteúdos!

Assine nossa newsletter e não
perca nenhum insight